Pequenas Histórias

26 de junho de 2011

Índice de Ultravioleta e o "escaldão"

Hoje foi mais um dia de praia. A baía de S.Martinho do Porto contou com a minha presença entre as 9h10 e as 18h20 naquele que parecia ser um dia com menos calor e onde já não iria correr o risco de apanhar um "escaldão".
A única coisa que eu não sabia era que o Instituto de Meteorologia previa para o presente dia temperaturas máximas acima dos 30ºC e ainda um índice de ultravioleta demasiado alto.
No jornal Expresso está referido este aumento do índice de ultravioleta para o dia de hoje, onde se pode encontrar a seguinte informação:
"O IM prevê ainda um índice ultravioleta no seu valor máximo (11, "índice extremo") para Lisboa, Sines e Funchal, enquanto no restante país os índices oscilam entre 8 e 10, considerados "muito altos"."
Tendo agora conhecimento desta informação, já encontro uma explicação para esta bela queimadura (supostamente solar) que tenho na parte de trás do corpo.
Dado que estive a maior parte do tempo dentro da tenda, à sombra, o restante tempo na água, devido ao calor, e ainda apliquei protector solar 4 vezes durante o dia, não compreendia a origem deste meu "escaldão", mas agora está tudo explicado.

Para quem não sabia deste acontecimento, tal como eu, as melhoras desses escaldões ;)

Sem comentários: